sábado, 7 de janeiro de 2012

STEPHEN HAWKING





STEPHEN HAWKING
70 anos e um triunfo sobre a adversidade

LONDRES, 5 Jan 2012 (AFP) -Quando foi diagnosticado com a doença neurodegenerativa há quase meio século, ele recebeu uma previsão de poucos anos de vida, mas Stephen Hawking, um dos cientistas mais famosos do mundo, está pronto para celebrar 70 anos no domingo (8) desafiando todas as adversidades.

Paralisado, obrigado a utilizar uma cadeira de rodas e a falar por meio de um computador, Hawking continua trabalhando incansavelmente para revelar os mistérios do universo e tornar acessíveis ao maior público possível os complicados conceitos da física.

"As pessoas diagnosticadas com esta doença, uma forma atípica de esclerose lateral amiotrófica, morrem em média 14 meses após o diagnóstico. Obviamente, Stephen Hawking é excepcional pela quantidade de tempo que vive com ela", explicou à AFP Elaine Gallagher, da Associação de Doenças Neurodegenerativas.

O próprio astrofísico atribui sua fama à doença com a qual convive desde os 21 anos e que abalou progressivamente suas funções motoras.

"As pessoas são fascinadas pelo contraste entre minhas capacidades físicas extremamente limitadas e a imensidade do universo com o qual trato", explica com modéstia e humor em seu site o autor de "Uma Breve História do Tempo" (1988), um livro de divulgação científica que vendeu milhões de exemplares em todo o mundo.

A fama do cientista é tamanha que inclui participações especiais em séries de TV como "Star Trek" e "Os Simpsons", no qual em uma discussão de bar ameaça roubar de Homer Simpson a curiosa tese sobre o universo na forma de donut.

Para o astrônomo real Martin Rees, que o conheceu quando ambos cursavam doutorados na Universidade de Cambridge, Hawking "se tornou possivelmente o cientista mais famoso do mundo, aclamado por suas pesquisas brilhantes, por seus livros best-sellers e, acima de tudo, por seu assombroso triunfo ante a adversidade".

Ele destaca, no entanto, que o sucesso entre o grande público não deve ofuscar as importantes contribuições de Hawking ao mundo da ciência pura, em particular nas áreas dos buracos negros, relatividade e gravidade.

"Indubitavelmente ele fez mais que qualquer um desde Einstein para melhorar nosso conhecimento sobre a gravidade", declarou o ex-presidente da Royal Society, uma das instituições científicas mais antigas e prestigiosas do mundo, na qual Hawking foi admitido em 1974, com apenas 32 anos.

"Seu grande 'momento eureca', em 1974, revelou um profundo e inesperado vínculo entre a gravidade e a teoria quântica", completou.

Para o dia em que completa 70 anos, o Centro de Cosmologia Teórica da Universidade de Cambridge, dirigido por Hawking, organizou um evento público para o qual os ingressos estão esgotados há semanas.

O simpósio sobre "O Estado do Universo" será precedido por uma conferência na qual cientistas de prestígio mundial examinarão a atual situação em tópicos como buracos negros, cosmologia e física fundamental, áreas abordadas nos trabalhos de Hawking.

O Museu da Ciência de Londres também organizou para a ocasião uma mostra de fotografias que celebram a vida e a obra do astrofísico, que o público poderá visitar a partir de 20 de janeiro.

Nascido na cidade inglesa de Oxford em 8 de janeiro de 1942, no tricentenário da morte de Galileu, Hawking sempre acreditou que a ciência era seu destino e, aconselhado pelos médicos, concentrou todas as energias no estudo da cosmologia.

"Quando Stephen não podia mais fazer uso das mãos e manipular equações no papel, compensou com o treinamento para manipular formas e topologias complexas em sua mente a grande velocidade. Esta capacidade permitiu que ele encontrasse soluções para problemas físicos difíceis que ninguém conseguia resolver e que, provavelmente, ele mesmo não teria sido capaz de fazê-lo sem esta nova habilidade", afirmou o físico teórico americano Kip Thorne, um colaborador habitual do britânico.

Durante a longa carreira, Hawking recebeu vários reconhecimentos e ocupou durante 30 anos a Cátedra Lucasiana de Matemáticas de Cambridge, três séculos depois do "pai" da gravidade Isaac Newton.

Na vida privada, Hawking foi casado duas vezes e tem três filhos. Fora dos trabalhos científicos, ele confessou que as mulheres são o enigma que ainda não conseguiu desvendar.
"São um mistério completo", declarou à revista New Scientist.


Fonte: UOL- http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/01/06/stephen-hawking-70-anos-e-um-triunfo-sobre-a-adversidade.jhtm]
Foto- fonte: http://walkingincambridge.blogspot.com/2009/04/stephen-hawking-walks.html


   



Imagem da NASA StarChild de Stephen Hawking em 1999.

DADOS GERAIS
Nome de nascimento - Stephen William Hawking
Nacionalidade -  britânica
Nascimento - 8 de janeiro de 1942
Local - Oxford, Inglaterra -  Reino Unido
Actividade - Campo(s) Física teórica

PRÊMIOS: :
Medalha Eddington (1975)
Prêmio Dannie Heineman de Física Matemática(1976)
Medalha Hughes (1976)
Medalha Albert Einstein(1979)
Medalha Franklin (1981)
Medalha de Ouro da RAS(1985)
Prêmio Dirac (1987)
Prêmio Wolf de Física(1988)
Medalha Oskar Klein (2003)
Medalha Copley (2006)

Notas: Membro da Pontifícia Academia das Ciências


                                                      
Assinatura
BIOGRAFIA


Stephen William Hawking, CH, CBE, FRS, FRSA (Oxford, 8 de janeiro de 1942[1]) é umfísico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton)[2]. Depois de atingir a idade limite para o cargo, tornou-se professor lucasiano emérito daquela universidade.[3]
Atualmente, Hawking encontra-se incapacitado em razão de uma esclerose lateral amiotrófica (ELA), que o impede de manter suas atividades científicas. Sua condição se agravou ao longo dos anos, e ele está quase que completamente paralisado.

Stephen William Hawking nasceu exatamente no aniversário de 300 anos da morte deGalileu. 
Seus pais eram Frank Hawking  e Isabel Hawking. 
Seu pai era um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo 
no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres

Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking .
Ele sempre foi interessado por ciência. 
Em sua infância, quando ainda morava em St. Albans, estudou na St Albans High School for Girls 
(garotos até 10 anos eram educados em escolas para garotas) entre 1950 e 1953 
- ele foi um bom aluno, mas não era considerado excepcional.   

                  

Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai que gostaria que Stephen estudasse medicina. Como não pôde, por não ser disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). 
Seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica. 
Obteve a graduação de doutorado na Trinity Hall em Cambridge no ano de 1966, onde é atualmente um membro honorário. 
Nesta época foi diagnosticada em Stephen W. Hawking a doença degenerativa ELA (esclerose lateral amiotrófica).
 Depois de obter doutorado, passou a ser investigador e, mais tarde, professor nos Colégios Maiores de Gonville e Caius. 
Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo, ocupado o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton, sendo atualmente professor lucasiano emérito daUniversidade de Cambridge.


Casou-se pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Wilde, separando-se em 1991. 
Seu segundo casamento realizou-se com sua enfermeira - Elaine Mason - em 16 de Setembrode 1995. Hawking continua combinando a vida em família (seus três filhos e um neto) e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.

Hawking, em 5 de maio de 2006, durante a conferência de imprensa na Bibliothèque Nationale de France para inaugurar o Laboratório de Astronomia e Partículas em Paris e para lançar a versão em francês do seu trabalho "God Created the Integers

Hawking, em 5 de maio de 2006, durante a conferência de imprensa na Bibliothèque Nationale de France para inaugurar o Laboratório de Astronomia e Partículas em Paris e para lançar a versão em francês do seu trabalho "God Created the Integers

Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) [4], uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura.
A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 teve que submeter-se a umatraqueostomia em decorrência do agravamento da ELA (ALS, sigla em inglês) após ter contraído pneumonia e, desde então, utiliza um sintetizador de voz para se comunicar. Gradualmente, foi perdendo o movimento dos seus braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade é praticamente nula.

Em 9 de janeiro de 1986, foi nomeado pelo papa João Paulo II membro da Pontifícia Academia das Ciências.

Em 1993, participou de episódio da série Star Trek - A Nova Geração em cena em que é umholograma, conjuntamente com Newton e Einstein, jogando cartas com o personagem Data.
Em 1994, participou da gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, fazendo a voz digital em "Keep Talking".
Fez algumas participações em Os Simpsons, Futurama, O Laboratório de Dexter, Os Padrinhos Mágicos, no cartoon Dilbert e emSuperhero Movie. Recentemente fez uma participação numa propaganda do Discovery Channel chamada Eu amo o Mundo, onde ele disse "Boom De Ya Da"


****************************
[Ficheiro:Stephen Hawking.StarChild.jpg|thumb|180px|Legenda]]
Descrição:  English: NASA StarChild image of Stephen Hawking.
Data: unknown (photograph), 1999-01-03 (file's timestamp at starchild.gsfc.nasa.gov)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

                                              
Quando questionado por alguém acerca do que teria existido antes do Big Bang, Hawking retorquiu que a questão é insignificante dizendo que é a mesma coisa que perguntar:
a altura também disse que as pessoas que acreditam que tudo está predestinado e que nós não podemos mudar o nosso destino, olham sempre antes de atravessar a estrada...

Stephen Hawking é um físico teórico.
Nascido no 300º aniversário da morte de Galileu Galilei, no dia 8 de Janeiro de 1942. Ele ocupa o prestigiado posto de Lucasian Professor of Mathematics aqui na Universidade de Cambridge. Este posto já foi ocupado por Sir Isaac Newton (1669-1702). A sua carreira estende-se por mais de 40 anos e descobriu que os buracos negros emitem radiação, agora conhecidos como a Radiação de Hawkings. No entanto a sua área estende-se pela cosmologia, astronomia, física quântica e um pouco pela cozinha japonesa.

É um dos mais famosos e prestigiados cientistas no mundo. Participou em diversas séries televisivas, destacando-se um episódio dos Simpsons e um episódio de Star Trek. O seu grande livro "Uma breve história do Tempo" é tipo colossal. É melhor que o livro da Carolina Salgado e quase tão bom como as conversas com Jesus da filha do Solnado.

Formou-se em Oxford mas viu que por lá não se fazia grande ciência e como é óbvio decidiu vir até Cambridge para dominar a ciência por aqui (nota: eu ainda não estava por cá). Foi nessa altura que começou a desenvolver os primeiros sintomas de Esclerose Lateral Miotrófica que se caracteriza por uma desordem neuronal motora. O seu sistema neuromotor fica severamente afectado deixando-o preso a uma cadeira durante o resto da sua vida. Completamente dependente de outros a única maneira que tem para contactar é através de um aparelho (inventado por um cientista aqui de Cambridge) que o permite escrever e depois converter o texto em som. Depois de receber esta grande invenção, Hawking  casa-se com a mulher dele, tornando-a a sua segunda mulher.

*** Disse uma vez que entre conhecer Einstein ou a Marilyn Monroe, que prefiria conhecer Monroe...

O que me espanta é que ele é um dos maiores crânios do mundo. Ele é simplesmente o Einstein da actualidade.
Da criança que cavalgava durante  seu tempo livre, ao estudante que fez parte da equipa de remo em Oxford, veio a desenvolver-se uma doença que o colocou praticamente paralisado (movendo apenas a bochecha, a direita, não a esquerda) mas que nunca desligou o único órgão que o fez elaborar as mais complexas teorias quânticas. Alguém que tinha aos 21 anos apenas 3 anos de esperança de vida, e que afinal passou mais de 40 anos numa cadeira de rodas completamente dependente de terceiros e que ainda consegue atingir o seu génio é verdadeiramente um lutador.

É um exemplo de como se deve viver. O seu génio é simplesmente único, mas a sua vontade de viver é incomparável...
É o exemplo vivo de que não há limite para esta máquina orgânica quasi-perfeita chamada cérebro. Com a nossa mente podemos explorar os confins do Universo mesmo estando presos dentro do nosso próprio corpo...
Com esta máquina oleada e limada pela Evolução podemos andar na Lua, podemos compor as mais belas sinfonias, podemos escrever os mais belos poemas e podemos ainda delinear as mais complexas equações...

O que é que fica ao norte do Polo Norte ?

(Publicado por Johnnie Walker em 20.4.09 / Etiquetas: Cambridge)
http://walkingincambridge.blogspot.com/2009/04/stephen-hawking-walks.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário